
Para quem não acredita no potencial do nosso País, aqui fica uma não-notícia que só me faz lembrar a comédia do Raul Solnado "Há petróleo no Beato".
Foi colocada numa margem do rio Douro uma placa a avisar para o perigo dos crocodilos existentes naquele curso de água. A mensagem foi escrita em inglês e está visível a todos os que partem do ancoradouro existente perto de Miranda do Douro, base do navio-escola que realiza visitas turísticas no Douro internacional.
Não vale a pena rir muito porque o melhor está para vir... É que um jornal espanhol resolveu contar a história, pormenorizando a proveniência dos répteis pré-históricos. Ao que parece, "um particular" adquiriu-os "para mascotes em pequenos" e, "depois de crescerem", ter-se-á desfeito deles no leito do rio.
O vice-presidente do município de Miranda do Douro afirma que foi "um turista australiano que ali colocou a placa para tirar fotografias", deixando-a ficar e que outros turistas terão seguido o exemplo "por acharem divertido". Américo Tomé relembra uma outra história do fantástico: "é uma história idêntica à da cobra com 20 metros que há uns anos se dizia que nadava nestas águas internacionais".
Ora se os crocodilos são habitantes de zonas quentes com água quente, e como a água do Douro regista, naquela zona, temperaturas inferiores às da água do mar no Inverno - cerca de 12ºC, parece-me improvável que esta espécie sobrevivesse em Portugal. Mas sou só eu a pensar alto...
in: Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário